TV e Telefonia lideram reclamações no Procon

Procon SP 2

 

A Fundação Procon SP – Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, em Caraguatatuba, publicou a sua listagem com o ranking das maiores reclamações que chegaram ao órgão em setembro e outubro deste ano. Telefonia Fixa e Celular e TV por Assinatura estão entre os líderes de reclamações.

O Procon é o órgão especializado e direcionado para a solução de problemas com consumidores relativo a empresas, compras, pagamentos e pós-venda, dentre outros.

No âmbito estadual as 5 empresas que mais receberam reclamações até o momento em 2015 foram, do quinto ao primeiro, TIM Celular, Itaú Unibanco, Sky Brasil, Vivo/Telefônica e Grupo Claro, Net/Embratel. Segundo o Procon o total de atendimentos vai de 13.484 para o quinto colocado até 42.546 para o primeiro colocado no ranking de reclamações. O índice de solução vai de 81,05% para o quinto colocado, 88,36% para quarto colocado, 80,49% para o terceiro colocado, 89,29% no caso o maior índice, para o Grupo Vivo/Telefônica em segundo lugar e 83,15% para o líder do ranking o Grupo Claro/ Net/Embratel.

O Procon na Capital também mantêm o ranking das empresas reclamadas nos últimos 60 dias e a ordem não sofre grande alterações; Em quinto o Grupo Pão de Açúcar, em quarto a TIM Celular, em terceiro o Itaú Unibanco, em segundo a Vivo/Telefônica e em primeiro o mesmo grupo Claro. O número de atendimentos varia de 2.139 para 7.573 com índices de solução que vai de 74,99% a 81,11% e picos de 89,27% para o grupo Itaú Unibanco.

Seja no ranking acumulado de 2015, seja na relação dos últimos 60 dias, os principais problemas encontrados são, do primeiro ao quinto; Cobrança Indevida e abusiva; Rescisão Contratual/Alteração Unilateral; Dúvida sobre Cobrança/Valor/Reajuste; Serviço não Fornecido e Vício de Qualidade – serviço mal executado, inadequado e impróprio. O Procon também agrupou as empresas do mesmo ramo que também constam no cadastro dos maiores reclamados. A maioria são de empresas ligadas a TV a Cabo e por Assinatura, como Embratel, Claro, Vivax e as Net de Santos, Franca e São Paulo Capital.

No âmbito local o Procon em Caraguatatuba forneceu a listagem de Setembro e Outubro onde figuram a Vivo em primeiro, Sky em segundo, Claro em terceiro, TIM em quarto e Itaú Unibanco em quinto. No total em dois meses foram 1.131 procedimentos formalizados e 2.778 não formalizados, totalizando 61,5% atendimentos /dia em outubro e 73,71% em setembro. Nestes 60 dias foram 152 audiências com a ausência de 15 fornecedores. Os principais problemas encontrados pelos técnicos do Procon local foram Vendas pela Internet e Telefone, Vício em Produtos e sua não entrega, Cartão de Crédito, Emissão de Boleto, Montagem de Móveis, Assistência Técnica e Cálculo de Prestação em Atraso. O Procon realiza Audiências de segunda a quinta no período da manhã e serviços administrativos e fiscalização às sextas-feiras no período da tarde.

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