E a coluna política mais lida de Caraguatatuba e região aborda hoje a questão partidária no Brasil, através do número de partidos na cidade e no Litoral Norte. Enfim, uma questão que merece uma análise mais profunda e detalhada da parte de nossos Parlamentares.

 

Partidos

Os partidos políticos representam as diversas ideologias pelas quais convive a Sociedade, algumas mais comuns, outras raras. O que se consegue entender é existam tantas ideologias assim e que alguém as conseguiu inserir dentro de uma agremiação política.

 

Quantidade

Segundo relatório oficial do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil tem registrado oficialmente 33 legendas, partidos, agremiações.

 

Quais

Alguns destes partidos são conhecidos pela maioria das pessoas, como o PT, PMDB, PSDB, DEM e outros, que tem participado das eleições na cidade e região há anos.

 

Formação

Mas a questão não para por aí. Além dos partidos devidamente registrados, há também aqueles que buscam o registro e o reconhecimento nacional, para poder eleger seus membros em cargos Executivos e Legislativos.

 

Inúmeros

Você sabia que estão pedindo registro no TSE nada mais, nada menos do que 75 – Setenta e Cinco – legendas das mais diversas linhas ideológicas.

 

Nomes

Os nomes destas legendas em formação são os mais estranhos e sui gêneris possíveis, sendo que muitos não refletem a ideologia ou, na maioria das vezes, repetem linhas de pensamento já existentes.

 

Nomes 1

Alguns nomes vem de antigas legendas que prosperaram no passado no Brasil e que agora estão sendo relançados, como a Arena, Prona, Patriotas e UDN.

 

Nomes 2

Outras legendas vem tentando o registro definitivo com os nomes mais estranhos e estapafúrdios possíveis como Consciência, Iguais, Igualdade, Movimento Cidadão Comum, Nova Ordem Social, Partido Alternativo do Trabalhador, Partido Carismático Social, Partido da Defesa Social, Partido da Educação Brasileira.

 

Nomes 3

E não para por aí. Partido da Família Brasileira, Partido da Frente Favela Brasil, Partido da Liberdade Solidarista, Partido das Sete Causas, Partido do Esporte, Partido da Organização Democrática dos Estudantes, Partido Democrático dos Servidores Públicos.

 

Nomes 4

Temos também o Partido do Pequeno e Micro Empresário Brasileiro, Partido do Servidor Público e Privado, Partido Manancial Brasileiro, Partido Nacional Indígena, Partido Pirata do Brasil, Partido Político Animais e por aí vai.

 

Nomes 5

Há também o Partido Nacional Corinthiano, conhecido do Contra & Verso, que redigiu matéria sobre o assunto em 2015, ano de lançamento do Blog, quando  um grupo circulava em Caraguatatuba a procura de simpatizantes para definir o registro no TSE.

 

Local

E nessa quizomba de partidos e legendas, quantas agremiações estão devidamente registradas em nossa querida e amada cidade??? Simplesmente 13 Partidos Políticos.

 

Participantes

Sim, estão devidamente registrados na cidade as seguintes legendas; DEM, MDB, Patriota, PL, PP, PPS, PSB, PSC, PSD, PSL, PT, PSDB e PTB.

 

Vereadores

Fazendo as contas visando as Eleições Municipais de 2020 e partindo do atual número de Vereadores, podemos crer que se todos os partidos lançarem chapa pura e completa, teremos 13 partidos X 23 candidatos com um total de 299 candidatos a Vereador.

 

Contas

A regra matemática é a seguinte: O número de Vereadores mais 50% – 15 + 7,5 – arredonda para 8, total de 23 candidatos, sendo que destes, 30% – 6,9 – arredonda para 7 são obrigatoriamente de mulheres.

 

Mulheres

Para se ter uma ideia e comparação, nas Eleições Municipais de 2016 concorreram 100 mulheres por 22 partidos.

 

Campeãs

Nesta eleição as mais votadas foram as atuais Vereadoras Vilma e Salete, respectivamente com 1.350 e 775 votos, seguido de Alexandra Fachini e Vera Morais, com 728 e 724 votos. As campeãs do voto feminino pertenceram na época ao PSDB, PTB, PMDB e PP.

 

Votos

Da quinta a sétima colocada o número de votos gira em tornos dos 300. Do oitavo ao décimo primeiro em torno de 100 votos e deste em diante menos de 100 votos.

 

Zero

Da 86º ao 101º colocada nenhuma dela obteve voto, o que por si só é muito estranho, pois nem em si mesma votou e apenas duas candidatas tiveram um único voto.

 

Resumo

Isso mostra que boa parte dos partidos filiou, cadastrou e deu legenda para concorrer as mulheres apenas para respeitar a regra do TSE, o que se por um lado é honesto por respeitar uma norma, é ruim para a legenda por não ajudar a elevar o número de votos e garantir uma cadeira pelo Quociente Eleitoral.

 

Normas

Para você registrar um partido político no TSE são necessárias diversas exigências, como número mínimo em âmbito nacional e um número X de Diretórios nos municípios e estados da nossa federação.

 

Janela

Segundo a Lei Eleitoral, o mês de outubro deste ano é a época em que os eleitos podem trocar de legenda e os sem partido podem se filiar para concorrer no próximo ano. É a chamada “Janela Eleitoral”.

 

Troca

Até o momento se tem notícia que apenas a Vereadora Vilma Teixeira vai trocar de partido, do atual PSDB para o MDB do atual grupo político dominante.

 

Rede

E no fechamento deste texto recebemos a informação de que o Blogueiro Guilherme Araújo vão tentar trazer a Rede, de Marina Silva, para se estabelecer na cidade e concorrer no próximo pleito.

 

Podemos

O mesmo com o Podemos, que deverá vir pelas mãos do Vereador Duda Silva, que já vem mantendo contato com o filho do ex e finado Governador Mário Covas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *