A Tecnologia veio para transformar a vida das pessoas e da Sociedade como um todo e a medida de sua evolução cria novos protocolos com o objetivo de proporcionar ao homem a Vida Perfeita. Facilidade, Praticidade, Agilidade em todos os momentos e sentidos é a resposta dos vários aplicativos criados para dar suporte aos anseios da Sociedade. Uma prova disso é o Cittamobi, criado pela Prefeitura de Caraguatatuba para o serviço de Ônibus Urbano.

Cittamobi é o aplicativo criado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para dar suporte aos usuários do Transporte Coletivo na cidade. O nome é uma corruptela do Italiano “Cittá” – Cidade – e “Mobi” de Mobile – Móvel – que você pode interpretar como Cidade Móvel ou a Cidade pela Telefonia Móvel. Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a lançar um aplicativo como este.

O lançamento do Cittamobi vem ao encontro dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura para revitalizar o Transporte Público Municipal, dificultado ao longo dos anos e que resultou na Intervenção decretada pelo Executivo em oito de Abril, com período inicial de 180 dias, podendo ser renovado. O Prefeito Aguilar Júnior não deu maiores informações sobre a continuação ou não da Intervenção, mas garantiu, em declaração a imprensa, que não irá renovar a Concessão, assinada em 2007 por 15 anos com opção de renovação por igual período.

O Transporte Urbano é um dos maiores problemas dos Prefeitos, não importando o tamanho da cidade, aliás torna-se o principal problema, juntamente com Saúde, Educação e Segurança, por ser o principal meio de transporte de 90% dos trabalhadores brasileiros, seja para o trabalho diário como para o lazer e atividades pessoais.

Em resumo o Cittamobi é um aplicativo que irá orientar o usuário dos Transportes Coletivos na sua tarefa diária de se locomover, seja de casa para o trabalho, seja para uma consulta médica, para o lazer ou simplesmente para suas compras e vice-versa. Você precisa baixar o aplicativo no seu celular, seja na versão Android ou IOS.

Com o aplicativo baixado você terá acesso as linhas da Praiamar em toda a cidade, com os respectivos horários, seja de início ou de chegada no ponto final. Para um melhor uso você pode optar por duas situações. Imagine que você precisa se locomover do centro até o bairro do Travessão, na zona sul da cidade, sabe qual linha irá pegar, você está em sua casa e acessando o aplicativo, saberá qual o ponto mais próximo e chegando ao ponto, saberá quanto tempo o ônibus irá levar para chegar até o local que esteja.

Uma outra opção é mais voltada para o Turista ou o Veranista que não tem muito conhecimento das linhas urbanas municipais. Você está no Morro do Algodão e decide ir para o Centro ou o Porto Novo. Com o aplicativo você poderá saber a rota que irá tomar para o destino desejado e ao escolher a linha desejada, ficará sabendo qual o ponto mais próximo de sua localização e da chegada do carro, bem como o tempo até o destino final.

Todos os dados contidos no aplicativo estão inseridos numa nuvem, possibilitando rapidez e agilidade no caso de mudanças ou alterações de última hora e como o trânsito é algo sempre incerto, antecipar-se em até cinco minutos para o ponto de saída é uma alternativa para evitar surpresas.

Com isso a Prefeitura mostra como se deve ordenar e organizar o Transporte Público Municipal, visando inserir qualidade ao serviço e a próxima Licitação, quando outra empresa deverá assumir a Concessão na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *