Verão será chuvoso no Litoral Norte

A mais querida, esperada, quente e aguardada estação do ano, o Verão, teve início no dia 21 de Dezembro às 6h20, Sábado, com término previsto para 20 de Março de 2025 ás 6h02. Para o Litoral Norte de São Paulo a estação é a única e última esperança de bons ventos econômicos e de uma tranquilidade financeira para os outros meses do ano e a Previsão fala em chuvas acima da média.

O Verão teve início no último Sábado, dia 21 de Dezembro às 6h20 e término para o dia 20 de Março de 2025 às 6h02 em todo o Hemisfério Sul, englobando o Brasil. O calor característico da estação se deve ao fato da posição do planeta, mais próximo do Sol mais ao Sul. Nota-se que no Verão os dias são mais longos e as noites mais curtas, sendo este o motivo que no passado, institui-se o Horário de Verão.

De um modo mais claro e popular o Verão é a estação onde impera um calor excessivo com a formação repentina de chuvas fortes e rápidas, geralmente com períodos que não excedem a 60 minutos diários, seguidos ás vezes por ventos fortes e descargas elétricas e quando todos esperam que o dia fique mais fresco vem o engano, pois mantêm-se o forte calor, o abafamento e a sensação térmica exagerada.

Quando se fala em chuvas na Região Sudeste e especificamente no Litoral Norte de São Paulo os serviços de Meteorologia se referem a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul –  ZCAS, com volumes superiores a 400 mm.

Segundo as previsões os índices de chuva devem ser maiores e as temperaturas mais amenas do que no Verão anterior, tendo em vista que neste período há predominância de 60% de surgimento do fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico para o trimestre Janeiro, Fevereiro e Março de 2025.

Especificamente para o Litoral Norte, segundo o Meteorologista Guilherme Borges do Portal Clima Tempo o volume de chuvas acima da média e as temperaturas mais amenas são decorrentes das várias frentes frias que passarão pela região no período do Verão, graças ao impacto do La Niña, que será reduzido a partir de Março até Maio. Em miúdos as chuvas obedecem um protocolo antigo e tradicional, Frente Fria que ao se encontrar com o forte calor, predominante da época, provoca chuva.

Com esta previsão, espera-se que o Poder Público fique de sobreaviso dobrado no que tange as áreas de risco, através de escorregamentos, deslizamentos e inundações, evitando prejuízos a população de baixa renda que vive em condições de baixa qualidade.

Devido a falta de maiores projetos, verbas e estímulo, o Verão ainda é a única e melhor estação do ano, com a maioria dos Comerciantes esperando bons lucros e resultados, que irão garantir a sua sobrevivência nos meses restantes de baixa temporada e um Verão chuvoso, ou melhor, com chuvas em excesso, pode comprometer sonhos e projetos para o restante de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo