Bairro é uma localidade, geralmente nascida de uma gleba, de um loteamento, que recebe um nome pitoresco, característico, típico do lugar. Esta área junta-se a outras para formar uma cidade.

 

Agosto

E a cidade conviveu com mais uma edição do Caraguá a Gosto, evento criado quando Ricardo Ribeiro era Secretário de Turismo e conhecido apenas como “O Secretário de um Projeto Só!!!”

 

Iguarias

Iguarias e temperos a parte, além da esperança de um período mais proveitoso, esperamos que as falhas contidas na ficha de votação da edição anterior tenham sido solucionadas, para que se apure com mais definição e exatidão, alguns detalhes que passaram desapercebidos.

 

Ataque

Esperamos também que a divulgação do evento tenha sido melhor explorada, pois vislumbrou-se na edição anterior que a maioria dos consumidores conheceu o evento via Internet e não se vê atualmente, que este caminho tenha sido seguido com o volume que precisa.

 

Português

Vislumbrando o belo Catálogo do Caraguá a Gosto 2018 percebemos que o revisor tirou folga no dia da leitura final do texto antes de enviar para a Gráfica. Um olhar atento vai perceber alguns erros simplórios, porém gritantes, da língua pátria. Penso que pelo material publicado em relação ao evento, tais erros são lastimáveis e inconcebíveis!!!

 

Tainha

Longe de abordar que a Festa da Tainha ainda padece de uma estrutura amadora e que seu nascimento veio de uma certa ciumeira para com os colegas pescadores da Colônia Z-8 que criaram o Festival do Camarão, observa-se que ainda há muito para fazer.

 

Ilha

Abordo este ponto de vista quando se observa as fotos dos pratos feitos pelos colegas pescadores de Ilhabela, relativo a mesma festa. Tanto as receitas quanto a apresentação dos pratos deixa quem olha com muita água na boca e uma certa sensação de atraso se comparado ao nosso festival local.

 

Repeteco

Aliás o que se vê na região em termos de eventos culinários é que falta criatividade e sobra repetição. Se analisarmos bem Ilhabela e Caraguá tem Festival da Tainha, Caraguá e São Sebastião tem Festival do Camarão e as mesmas cidades tem Festival de Culinária e o Caraguá a Gosto.

 

Japão

Em Ubatuba existe a vários anos um Festival de Cultura Japonesa, o mesmo que vem sendo feito por São Sebastião desde 2017.

 

O mesmo

Em nossos textos e colunas sempre batemos na tecla que Caraguá poderia ter o seu Festival da Cultura Japonesa, homenageando aqueles que muito fizeram pelo desenvolvimento de nossa cidade.

 

Difere

Ubatuba também difere quanto ao Festival da Cultura Popular Caiçara, que homenageia os donos reais desta terra.

 

Diferente

Ainda fazendo a diferença, Ubatuba lançou o Festival Gastronômico Sabor Caiçara, com direito a degustação, concurso de receitas e pratos tradicionalmente Caiçara nos restaurantes inscritos, com a obrigação de inclusão do Gengibre nas receitas. O evento teve início em 25 de agosto e término em 16 de setembro.

 

Regras

Nada contra uma cidade imitar ou copiar o evento da outra, afinal, o mercado é aberto e cada cidade tem o seu público específico para determinado evento. Penso apenas que se cada cidade sediar um tipo de evento todo mundo ganha e a região mantêm um público cativo e constante.

 

Chefs

Outra questão a ser debatida vem da falta de inserir mais valor aos eventos na cidade, especialmente os de culinária e sua respectiva falta de grandes nomes para incentivá-la, como por exemplo o Mestre Fogaça em 2016.

 

Mestres

Penso que tendo eventos como o Festival do Camarão, Caraguá a Gosto e Festival da Tainha, cada um destes poderia muito bem abrigar um conhecido mestre da culinária.

 

Última Forma

No fechamento desta coluna soubemos de novidades acerca do Caraguá a Gosto 2018, que serão abordadas minuciosamente numa próxima oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *