E o assunto Emprego, Trecheiro, Paqueiro e nível Salarial continua na coluna de hoje. Aliás este é o problema da atualidade, em virtude da Pandemia!!!

 

Sequela

Segundo nossas fontes na época a atuação do Paqueiro resulta também nos “Serviços Satélite”, que na maioria das vezes implica na vinda da família do contratado, que arruma um barraco para morar e até Prostituição, para os empregados solteiros e sozinhos.

 

Emprego

Aliás o quesito Emprego em Caraguatatuba é um assunto delicado, que merece um debate aprofundado, seja na procura, seja na demanda, seja sobre o nível salarial.

 

Guerra

Neste quesito existe uma Guerra silenciosa e que não tem parada, que versa entre o Salário e a Experiência, quando um combate o outro.

 

Salário

Eu explico: No assunto Salário o Empresário sempre vai pagar o mínimo possível, alegando que a qualidade da mão de obra é ruim ou então alega que não pode pagar um provento maior com a desculpa do movimento e dos preços praticados para os Turistas.

 

Experiência

Do lado do empregado a reclamação é que ganha pouco e é muito exigido na função e para os que tem experiência o patrão sempre alega que não pode pagar o que ele realmente merece.

 

Evasão

Tem também a evasão de vagas, que ocorrem geralmente durante o Verão. É um tal de empregado pedir as contas ou abandonar o serviço durante o Verão para trabalhar em locais mais descontraídos, deixando o comércio em falta na melhor época do ano.

 

Quality

Numa dessas é comum ver um comércio com empregados mal preparados para enfrentar o Verão, os Turistas e Veranistas, pelo simples fato de serem pegos “A Laço” para trabalhar, dando razão para as alegações já citadas nas notas acima.

 

Salarial

Pesa neste quadro o fato do Turista que nos visita periodicamente não ter lá um elevado nível salarial, o que obriga o comércio a “temperar” os preços, tendo em vista o poder aquisitivo de quem nos visita.

 

Definição

Enquanto Caraguá não definir qual o nível de Turista que ele deseja receber e para isso, montar a estrutura adequada e compatível, esta guerra sempre irá existir.

 

Sazonal

Outro ponto que precisa ser definido diz respeito a Sazonalidade no Turismo, pois enquanto vivermos apenas de Feriados e do Verão, guardando o que ganha para viver nas vacas magras, este impasse vai continuar.

 

Indústrias

Quando falo em Sazonalidade é divulgar a cidade para receber Turistas o ano inteiro, com investimentos pesados no setor e não trazer Indústrias como forma de solução, como disse certa vez um certo indivíduo medíocre!!!

 

Verba

Investimento Pesado significa um Orçamento para a pasta com peso, respeito e a importância que merece. Tratar o Turismo com trocado de esmola é desmerecer o Turismo e a sua importância como a mola mestra da economia local.

 

Continue acompanhando. O melhor dos Bastidores Políticos você só encontra aqui!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *