BLOGUEANDO 05 – MAI – 2015

Bloguear 11

Lapso

Bastou publicar a coluna ontem para receber telefonemas me lembrando o passado com relações a ações atuais. Realmente, o Prefeito Antonio Carlos concorreu nas eleições de 2008 sub judice, ou seja, na base dos recursos, assim como Aguilar tem intenções de concorrer em 2016.

Diferente

Obviamente a situação tem uma pequena diferença. Naquela época Antonio Carlos nem teve suas contas rejeitadas, pois através de recursos ele impedia a tentativa de votação das contas, através da documentação apresentada pelo finado advogado Sidney de Oliveira Andrade.

Boataria

E de quinta-feira para cá foi um tal de Boato para cá, Boato para lá e quem começou não terminou e quem não estava nas paradas apareceu cantando e ganhando os primeiros lugares. Teve até foto de família em aniversário.

Exonerado

A Boataria iniciou com a suposta exoneração de Cristian Bota, da Secretaria Municipal de Turismo. O Secretário é irmão do Vereador e ex-Presidente da Câmara, Neto Bota e já ocupou cargo como assessor do atual Prefeito quando o mesmo era Deputado Estadual.

Consequência

A exoneração de Cristian Bota repercutiu no meio político local como a conseqüência da falta de espaço e dos atritos do irmão Vereador que pensa em ser Prefeito.

Desmentido

Ao longo das horas e dos dias fontes desmentiram a exoneração de Cristian Bota, tranqüilizando a rádio peão, mostrando que tudo estava em paz entre Neto Bota e o Prefeito Antonio Carlos.

Bobagem

Mas como Desgraça pouca é bobagem, ao longo das horas algumas fontes nos confidenciam que o boato da exoneração de Cristian Bota não é fato único, ou seja, já havia ocorrido há tempos não contabilizados, com os informantes falando na instabilidade do relacionamento do Vereador com o Alcaide ou a incapacidade de Cristian de gerir a pasta mais importante de Caraguatatuba.

Novo Alvo

E como diz o caipira; “Vamo mudá o rumo desta prosa???”. Os bastidores políticos agitados com o sai não sai de Cristian e de uma hora para outra a barca vira, o cavalo muda de trilha e o mateiro corta outra picada. Eu explico. Enquanto consultávamos fontes sobre a Secretaria de Turismo, no chega a informação de André Procópio, Secretário Municipal de Comunicação é exonerado pelo Prefeito e vai para o Turismo. A bagunça está formada.

Confirmado

De uma maneira ou de outra ficou confirmada a saída de Cristian Bota e que André Procópio iria para o seu lugar. Não se sabe para onde Cristian Bota será relocado e muito menos que Procópio ocuparia o seu lugar através de exoneração.

Já ocupou

André Procópio já ocupou lugar no Turismo Municipal, em Ubatuba antes de Antonio Carlos assumir em 1997 e depois de eleito. Pelo menos não é um novato a chefiar a pasta.

Discordar

Como o almoço mudou de cardápio, os analistas de plantão já deixaram público que a saída de Procópio tem como motivo uma certa discórdia dele com o jornalista Salim Burihan, o que teria apressado a troca de Secretaria de um dos mais chegados amigos do Prefeito.

Profissional

O Jornalista Salim Burihan é profissional diplomado há mais de 30 anos e com largo conhecimento em assessorias e veículos de comunicação. Como eu havia escrito em nota passada, Formiga gosta de açúcar, Banqueiro gosta de dinheiro e Assessoria de Comunicação é lugar de Jornalista.

Negativa

Questionado via fone, Salim Burihan desmentiu o fato, alegando que encerrou o expediente na quinta-feira às 17h30 e até aquele momento nada havia sido dito ou qualquer ordem dada nesse sentido. Nota: Esta coluna está sendo publicada na terça e foi fechada no domingo a noite.

Foto

Para mostrar aos políticos locais que tudo vai bem na casa dos Mendes de Souza, durante o aniversário do patriarca da família, o Servidor Municipal da Câmara mais conhecido como “Tião Bota”, foi publicada nas redes sociais uma foto do aniversário e de um convidado ilustre que por lá apareceu, nada mais, nada menos do que o Prefeito Antonio Carlos da Silva.

Faltou

E pensar que há um ano o Prefeito Antonio Carlos anunciava a sua renúncia e voltava atrás um dia depois num churrasco com os Vereadores. Nesse churrasco Neto Bota não esteve presente.

Terno

Neste churrasco, em determinado momento, quando o Prefeito anunciava estar voltando atrás, ele teria dito a célebre frase: “Avisa o mocinho para guardar o terno que ainda não chegou a hora dele”. O dono do terno era o Presidente da Câmara, Vereador Neto Bota.

Campanha

Ao anunciar a renúncia pré-datada de 90 dias, Neto Bota teria se empolgado, visto que assumiria até o novo pleito, podendo se candidatar e com chances de vencer. Imediatamente acertou com a versão full da Latinha Oficial, que iniciou uma micro e ligeira campanha, com direito a pesquisa de opinião e tudo mais.

Sorriso 1

Como todos eram só sorriso na foto, caem por terra as indagações de que Neto Bota estaria em desvantagem na disputa interna pela indicação do Prefeito a sua sucessão.

Sorriso 2

Continuando a sessão Kolynos, as mesmas caras risonhas mostram que a exoneração de Cristian Bota não passa de pura estratégia política e nada mais do que isso, pois ele já ocupou outras Secretarias, sendo homem de confiança do Alcaide.

Contagem

E no frigir dos ovos estas alterações no primeiro escalão municipal se concretizarem, deverá ser a 80ª desde que Antonio Carlos assumiu como Prefeito em 2013. Corre o risco de chegar a 3 dígitos o número de alterações até o final do mandato.

Inverdades

E a final tudo não passou de boataria, de inverdades e mentiras, pois tudo continua como Dantes no Quartel de Abranches, que serviram para movimentar mais do que Milkshake os bastidores da política local.

Ligações

Cristian Bota falou com o blog que o seu celular não parou de tocar desde sexta-feira e que ele continua firme e forte a frente do Turismo, tendo despachado com o Prefeito na segunda tarde e nada foi dito ou citado sobre o assunto. Cristian diz já estar acostumado com essa onda de boatos.

Móvel

André Procópio é outro que encarou com humor a boataria, frisando que Secretário Municipal nunca está fixo no cargo e ainda mais em Caraguá, onde o Prefeito já fez mais de 80 alterações no Secretariado ao longos dos últimos anos.

Velho Ditado

A experiência e um Velho Ditado falam que quando há um comentário; “Ou é, ou foi, ou será!!!”. Com base nisso e como a dica do informante falava em Vereador que tem irmão Secretário, contatamos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Reunião

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, continua firme e forte no cargo e só não nos atendeu pois estava em reunião no momento da ligação.