Bloguear 10

 

O Site de Notícias Contra & Verso ganhou de presente de uma fonte uma Pesquisa de Intenção Eleitoral de formato Quantitativo, realizada em setembro na região norte da cidade.

 

Pesquisa

Chegou as minhas mãos um presente. Simplesmente me foi dada uma Pesquisa feita na zona norte da cidade em meados de setembro. Os números são interessantes e podem iniciar um percurso que vai terminar em outubro de 2016.

 

Quantitativa

A Pesquisa é quantitativa, ou seja, fala simplesmente em números, x para fulano, y para cicrano e x para beltrano e não é qualitativa, ou seja, não triangula dados e números, como por exemplo; as mulheres de 25 a 29 anos, empregadas e mães com filhos votam em fulano para Vereador e Beltrano para Prefeito.

 

Dados

Segundo consta a Pesquisa foi feita no final de setembro na região norte, mais precisamente Alto do Getuba, Getuba, Morro do Chocolate, Massaguaçu, Tourinhos e Capricórnio, durante a semana e com mais de 400 pessoas.

 

Sexo

De acordo com os dados foram entrevistados 225 homens e o mesmo número de mulheres.

 

Idade

Com base nos dados apresentados as idades foram divididas de 16 a mais de 65 anos e as faixas mais ouvidas foram de 35 a 39 anos e de 40 a 44 anos, ambos com 10%, de 21 a 24 anos com 12%, de 25 a 29 anos e de 30 a 34 anos, ambos com 13% e de 16 a 20 anos com 15%.

 

 

 

Educação

No âmbito Educacional a maioria entrevistada foi Educação Fundamental com 22% e Ensino Médio com 63%.

 

Salário

Quando o assunto é salarial a maioria entrevistada foi para a faixa de 2 a 4 salários mínimos com 31% e até 1 salário mínimo com 33%.

 

Desempregado

Nessa categoria a maioria esmagadora é de pessoas empregadas, com 69%, em seguida não opinaram 18% e desempregados 12%.

 

Categoria

Já que estamos falando em empregados e desempregados diremos as categorias mais entrevistadas ou encontradas. Não opinaram 26%, Prestadores de Serviço 21%, trabalham no Comércio 19% e na Construção Civil 15%.

 

Problemas

A Pesquisa em questão perguntou quais são os maiores problemas nos bairros dos entrevistados. Iluminação Pública e Segurança Pública, ambos com 29% e Pavimentação com 26%.

 

Qualidades

Ao contrário da pergunta anterior, as maiores qualidades dos bairros dos entrevistados vem do fato de ser a mais bela praia da cidade com 26%, de ser uma pequena comunidade com 12% e de estar longe da bagunça do centro com 46%.

 

Perguntas

Soube que esta dita Pesquisa perguntou votos para Prefeito e Vereadores, de forma espontânea e estimulada, com a apresentação de um disco para a votação espontânea.

 

Prefeito 1

Na votação estimulada o ex-Prefeito Aguilar lidera com 58%, seguido de Neto Bota com 13%. Dentre os pretensos a receber a benção do Todo Poderoso, Sérjão da Sesep tem 0,5% e Gílson Mendes com 0,7%. Wilney Cardoso e Marcelo Ugatti que não constam mais da famosa lista, tem respectivamente 6% e 1%. Aurimar Mansano tem 3,5% e José Ernesto tem 0,7% e estes não seriam contemplados com a benção do Homem da Estrela Solitária.

 

Prefeito 2

Já na votação espontânea o resultado não difere muito, com os citados na nota anterior mantendo os índices, com pequenas diferenças em décimo de porcentagem.

 

Vereador 1

Quando a questão é o cargo Legislativo o pré-candidato Tomaz da Mansão lidera estourado com 37%, seguido de Celso Pereira com 30% e Toninho Caroba, Pedro Ivo e Aurimar Mansano, ambos com 6%. Não opinaram 7% dos entrevistados.

 

Vereador 2

Assim como na Pesquisa para Prefeito e na nota anterior para Vereador, os números na pergunta espontânea não tiveram alteração para com a estimulada, apresentando apenas singelas diferenças nos décimos de porcentagem.

 

Diferença

A fonte que nos enviou o material informa que a Pesquisa tem diferença de 7%, seja para mais ou para menos.

 

Início

Estes números não representam nada no universo do município, mas mostram qual caminho deve ser traçado, qual o atual cenário visando o pleito, o que deve e o que não deve ser feito almejando a maioria dos votos e a eleição em outubro próximo.

 

Faltou

Coloco agora, com a permissão da fonte, uma crítica séria. A Pesquisa não mostra índices de rejeição nos cargos eletivos e alguns outros itens e detalhes.

 

Resposta

Inquirimos os envolvidos na Pesquisa e apuramos que alguns ainda não iniciaram campanha, outros estão em atividade diária visando as eleições e outros foram lembrados mas não serão chamados, ou seja, o cenário não está totalmente montado, pois faltam algumas peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *