PROBLEMAS DE RUAS E NÚMEROS EM CARAGUÁ

Placas de Rua Caraguá 37

O município de Caraguatatuba tem números que impressionam: É a cidade mais populosa do Litoral Norte com cerca de 110 mil habitantes, tem o segundo orçamento municipal (mais de R$ 505 Milhões) e área (480 Quilômetros²) da região. Anualmente lança em torno de 78 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tem uma frota de 55 mil veículos, 565 edifícios e mais de 15 mil vias públicas entre avenidas, ruas, vielas e travessas que apresentam um grave problema. Numeração errada ou desencontrada.

Há contribuintes que reclamam das ruas que são cortadas por outras vias de acesso ou rios e que continuam depois da interrupção. Esse é o menor dos erros, pois o mais grave e importante é o fato de não se encontrar uma casa ou estabelecimento comercial pelas maneiras práticas ou tradicionais. Em todas as ruas a numeração par fica de um lado e do outro a numeração ímpar, sempre no mesmo sentido, seja ele centro/bairro ou do mar para a terra ou vice-versa.

Placas de Rua Caraguá 41

Em Caraguatatuba este problema é visível e gritante, atingindo principalmente nos bairros de identidade turística, onde o maior percentual é de veranistas e turistas. Um exemplo: Você vem no sentido centro/bairro procurando uma casa de número 273. Os números ímpares ficam a direita no sentido citado. O que geralmente acontece é o número procurado estar fora da ordem numérica e até do lado errado da rua.

Estes erros causam aumentos nas corridas de táxi, visto que a pessoa gasta mais tempo procurando a residência ou comércio ou na perda da carga ou mercadoria que e empresa está levando e não consegue entregar. Os Correios levam um tempo para entender e compreender as ruas com erros de numeração e por causa disso os carteiros tem trabalho redobrado na entrega de correspondências.

A melhor medida para resolver esta questão seria um trabalho redobrado no intuito de consertar as numerações e até nomear as vias públicas que forem cortadas por rios ou outras avenidas, mas as conseqüências seriam grandes, pois envolveria concessionárias de primeira necessidade, empresas, Correios, Polícia, dentre outros.

Placas de Rua Caraguá 39