Blogueando – Caraguá a Gosto

Estou gostando deste negócio de Coluna Temática ou Específica, como alguns devem pensar. Desta maneira abordamos o assunto igual aos textos tradicionais, com a diferença de poder inserir um pouco de pimenta, de picardia e humor que não faz mal a ninguém!!!

 

Evento

O Caraguá a Gosto é um evento organizado pela Prefeitura juntamente com a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e os comerciantes donos de Restaurantes, Quiosques e Bares.

 

Período

O evento ocorre anualmente durante o mês de Agosto – por isso o nome – e sua premiação consequentemente acontece no mês seguinte. A primeira versão se deu em 2006, sendo esta a sua 12ª realizada na cidade.

 

Autoria

O autor e criador do evento é o atual Secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, quando Secretário de Turismo em 2006, sendo este o seu único projeto naquele período fora da área da Educação, que carrega em seu currículo.

 

Outro

Ah!!! o Secretário tem também a malfadada Licitação do Material Escolar que foi suspensa este ano, o que não é algo agradável para o seu currículo, ainda mais na sua função específica, que é a Educação.

 

Objetivo

Voltando ao Caraguá a Gosto neste evento os comerciantes da área gastronômica preparam pratos especiais que são anunciados nos Veículos de Comunicação. Os clientes degustam e opinam tanto sobre o prato como sobre o local e o garçom que os atendeu, dando notas. Os estabelecimentos com as melhores notas são os vencedores do evento.

 

Sorteio

Na votação, a cédula é usada para um sorteio, onde o cliente e o garçom sorteados recebem prêmios que são anunciados num coquetel e entregues posteriormente.

 

Participação

Foram 30 estabelecimentos e 185 garçons participantes, fora as equipes internas, compostas por cozinheiros, copeiros, ajudantes, faxina, cumins, recepcionistas, dentre outros.

 

A La Carte

Na categoria a La Carte os vencedores foram os Restaurantes Baleares, Kiskonofre e Mar & Terra.

 

Boteco

Na categoria Comida de Boteco o Quiosque Canto Bravo foi o vencedor, seguido do Bar do Hélio e Batatuba.

 

Pizzaria

O tradicional prato da família aos domingos teve como campeão a Pizzaria do Neno, Officina das Pizzas e Pizzaria Gergelim respectivamente nos três primeiros lugares.

 

Números

Bom, depois de toda essa lenga lenga, que mais se assemelha a Imprensa Chapa Branca vamos aos números do Caraguá a Gosto, números que não foram mostrados no encerramento do evento por escolha e luxo de seus organizadores.

 

Exclusividade

Estes números foram conseguidos através de nossas fontes e mostram o real cenário do evento, seja na divulgação, na quantidade de cédulas, valor do prato e participação. A leitura que se tem com base nos números e em análises aprofundadas mostram que o evento precisa se modernizar, melhorar e avançar para realmente tornar-se referência na região.

 

Cidades

Num total foram emitidas 8442 cédulas durante o Caraguá a Gosto 2017, sendo que nelas, constam 147 cidades. Subdividindo este total, 122 cidades aparecem em 641 cédulas, 4 cidades aparecem em 6723 cédulas, 5 cidades aparecem em 518 cédulas e outros 16 municípios aparecem em 560 cédulas.

 

Cidades 1

Apurando mais a fundo vemos as cidades campeãs em participação. A nossa querida terrinha Caiçara venceu por larga margem, com 4781 cédulas, ou seja, pessoas e suas respectivas famílias frequentaram os restaurantes do município em busca do prato ideal, do melhor tempero, o néctar dos deuses.

 

Cidades 2

A nossa vizinha na Região Metropolitana, São José dos Campos teve apenas 479 cédulas, ficando em terceiro e a cidade/capital do estado é a segunda colocada, com 1210 cédulas. O nosso vizinho do sul, São Sebastião, ocupa a quarta colocação com 253 cédulas.

 

Cidades 3

Do quinto ao nono lugar as cidades e sua participação em cédulas se mostram da seguinte maneira: Campinas é a quinta com 135, Ubatuba em sexto com 104, São Bernardo do Campo em sétimo com 103, Jacareí em oitavo com 91 e Guarulhos em nono com apenas 85 cédulas.

 

Tela

Estes números mostram uma pintura que para muitos não tem nada de novidade. Analisando as cidades que aparecem nos nove primeiros lugares, vemos municípios que são visitantes de carteirinha na cidade durante o ano, seja como turista, seja como veranista.

 

Cenário

Sim Veranistas!!! Pois estas cidades participantes tem Veranistas de muitos anos com o seu cantinho na beira da praia e provavelmente, souberam por amigos que moram na cidade ou já inseriram em suas agendas o evento e apenas confirmam se o mesmo ainda está em atividade.

 

Investimento

Como a Prefeitura apenas matraqueou e não especificou onde aplicou as verbas publicitárias do evento, fica difícil dizer se houve custo/benefício favorável no gasto e não é este “Blogueiro do Contra” que está afirmando, são os dados contidos na pesquisa a nós entregue.

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