O Clube de Tiro Caraguá – CTC -, localizado no bairro do Rio Claro, na zona sul da cidade é o mais novo ponto de encontro dos amantes das armas e do Universo Bélico. Voltado para ministrar conhecimento em Tiro Esportivo e Tiro de Defesa, o local tem também o lado social e diversas opções seguras para as crianças.

Instalado numa área própria de 10 mil metros quadrados no bairro do Rio Claro, próximo ao CDP – Centro de Detenção Provisória e a Fundação Casa e de propriedade de Carlos Alcântara, Arquiteto nascido em São Sebastião mas criado em Caraguatatuba e que atira há três anos e do Advogado Criminal de Ribeirão Preto Régis Galino, também atirador há vários anos, o Clube de Tiro Caraguá contêm todos os protocolos de Segurança Bélica e do Covid-19, como monitoramento por Câmera, Gaiola no portão de entrada, proibição de portar arma municiada na área social, Caixa de Areia na entrada principal e nos stands, vidros temperados para assistir os treinos, evitando a entrada e o risco dentro dos stands aos não participantes.

Na área social o CTC mantêm um pesqueiro para as crianças, Lanchonete e Restaurante para lanches e Refeições nos finais de semana, área para Airsoft também destinada as crianças e um estacionamento para centenas de carros, totalmente protegido por muros e numa área sem vizinhos.

Na sua razão de ser o CTC tem cinco pistas de tiro, tanto para arma longa, com 175 metros de comprimento e para arma curta, além de três pistas de Tiro Tático, também chamada de “Pista de Combate”. A Fiscalização dos trabalhos do CTC é feita pela Seccional de Polícia Civil em São Sebastião e o Batalhão de Pronto Emprego, do Exército Brasileiro, na cidade de Caçapava. O objetivo do CTC é o de reunir os amantes do Tiro de Defesa e do Tiro Esportivo na cidade e região, pois anterior a criação do clube estes atiradores aprimoravam suas técnicas e práticas no Vale do Paraíba ou na Capital do Estado. Segundo os sócios a maioria dos associados praticam o Tiro Esportivo.

Todos os Instrutores do CTC são credenciados pela Polícia Federal, podendo ser um Civil, Policial ou Militar. O clube abriu suas portas oficialmente em 24 de Abril e no momento tem cerca de 200 Associados. De Janeiro até a inauguração o local serviu como teste, treinamento e aprimoramento das Forças de Segurança na região, Policiais Militares, Civis, Rodoviários Estaduais e Federais, Polícia Federal, Ambiental e Agentes Penitenciários.

Os interessados no Mundo das Armas podem praticar o Tiro Defensivo, Tiro de Precisão e o Tiro de Defesa, com valores para os cursos em questão ou para se tornar Associado do Clube, sendo que os membros de Forças de Segurança estão isentos de pagamento. Os valores não foram revelados. Com base nos Protocolos do Exército e da Polícia Civil, pessoas com ficha Criminal não podem entrar ou participar das atividades do Clube. Um exemplo disto ocorreu com o Editor Chefe do Blog Contra & Verso, que ao solicitar a entrevista, teve o seu nome e passado checado para a liberação de entrada.

No CTC o interessado encontrará todos os calibres de uso permitido no país, com suas respectivas munições e de diversas marcas, como Glock, CBC e Beretta. Os cursos tem duração de 24 a 48 horas, incluindo a parte teórica e prática. De acordo com Carlos e Régis o CTC está em entendimento com as Associações de Tiro no estado para a vinda de algumas etapas do Campeonato Paulista de Tiro para o próximo ano. Segundo os sócios este evento pode se traduzir em uma alternativa para o Turismo e para a economia local, com gastos em combustível, gastronomia e hotelaria.

O Contra & Verso entrou, com a devida autorização, na pista de Tiro de Defesa e conversou com alguns associados, que revelaram estar lá para se manter preparado para a defesa de seu patrimônio e de sua família, com o foco de que o uso de uma arma de fogo é sempre a última opção. Entre os entrevistados estava uma mulher, aparentando de 40 a 45 anos, que na sua segunda vez utilizando a pista. Mostrou uma porcentagem de acertos para lá de favorável.

Os sócios frisam que o pagamento da anuidade garante apenas o uso do espaço do CTC, com o associado podendo trazer a sua própria arma e no caso de usar a arma do clube paga o valor respectivo mais a quantidade de munição que deseja usar.

As pistas de Tiro Tático traduzem as pistas de combate, similares as usadas pelos membros das Forças de Segurança, podendo ser ajustadas conforme o gosto do instrutor, com carros, alvos e roteiros de uso. A direção do CTC frisa que o uso de armas de fogo deve ser feito por pessoa consciente, que visa a proteção do seu patrimônio, pessoa e familiares, sendo a última alternativa de defesa e que esta técnica deve ser periodicamente aprimorada.

 

Serviço:

Clube de Tiro Caraguá

Expediente: Terça-Feira das 13 às 18 horas

Quarta a Sábado das 9 às 18 horas

Domingo das 9 às 15 horas

End. Estrada Armelinda Nonato Galino, nº 450 – Rio Claro – Caraguatatuba

Tels.: Whatsapp 12 99633-3616 (Régis)

ou 12 97405-5553 (Carlos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *