Greve na Secretaria de Esportes atinge o Futebol

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Caraguatatuba enfrenta na sua história a primeira Greve parcial, pela Arbitragem do Futebol, desde a sua criação por falta de pagamento aos profissionais. A rodada do último domingo foi cancelada e segundo a Secretaria não houve rodada devido ao mau tempo. Há informações de que o Orçamento da pasta está praticamente zerado. Uma reunião na segunda – dia 2 – a noite discutiu o assunto.

O caso veio à tona graças ao desabafo do Vereador Vandinho, distribuído nas Redes Sociais no sábado. No vídeo, de quatro minutos e 52 segundos e endereçado aos esportistas o Vereador conta que a rodada do último domingo, 1º de setembro, do Futebol Amador, na sua 1ª e 2ª divisões além do Master não ocorreu devido à falta de pagamento aos Árbitros, que automaticamente entraram em greve.

O Vereador cita com espanto o Orçamento da pasta, em torno de R$ 8 milhões e o fato do atual Secretário, o também Vereador Flávio Nishiyama, não ter conseguido administrar a pasta nos poucos meses que a está ocupando. O Vereador cita que a falta de verba não atingiu apenas a Arbitragem, mas também os serviços básicos do setor, que não tem dinheiro para o Material de Limpeza e o pó de Café. Vandinho tem uma Escola de Futebol há 15 anos, treina o Desportivo Caraguá da 3ª Divisão, além de ser atleta do Master 35.

A indignação do Vereador pela falta de administração do setor se mostra ainda mais quando reclama que no mesmo final de semana em que o Futebol Amador não terá rodada, relata jogos nos bairros do Massaguaçu e Rio do Ouro, bem como um amistoso de Basquete, mostrando que houve desvio de verba para outros esportes. O Vereador frisou o empenho que os Presidentes de Clube do Futebol Amador tem pelo esporte na cidade.

Vandinho fala que a Secretaria Municipal de Esportes apresentou como versão oficial o cancelamento pelo mau tempo e questiona se o Prefeito tem conhecimento do fato. Ao mesmo tempo afirmou que irá participar da reunião na Secretaria, na segunda-feira – dois de setembro, às 19 horas, quando deseja ouvir o Secretário sobre as razões do acontecido. O Vereador emendou que irá entrar com Requerimento na Câmara pedindo informações mais detalhadas sobre o fato e que a verba da Arbitragem é oriunda da Secretaria e direcionada para o Departamento de Futebol, pois a Licaf – Liga Caraguatatubense de Futebol – foi extinta em 2015.

Segundo o Vereador Vandinho, que esteve presente na reunião o encontro foi confuso, com os participantes falando ao mesmo tempo. Informa o Vereador que além do Secretário Flávio Nishiyama estiveram presentes o representante da Imaruí, Roberto patrocinador dos torneios de Futebol; Silmar, do Departamento de Futebol e Anaílton da Associação de Esportes do Litoral, empresa encarregada da arbitragem em Caraguatatuba.

De acordo com Vandinho as dívidas com a Arbitragem vem desde o mês de maio e para resolver isso, o Prefeito fará o pagamento por Decreto para que a rodada volte a transcorrer normalmente no dia oito de setembro. Ainda segundo o Parlamentar o Secretário de Esportes teria falado com o Gabinete sobre o assunto mas a burocracia teria causado o atraso, a greve e todo o problema.

Na Tribuna dos Vereadores na Sessão Ordinária de ontem o Vereador Vandinho respondeu as críticas do Secretário Nishiyama quanto a inexperiência do Parlamentar, que devolveu criticando a inoperância e o Patrimônio do Secretário. No meio político o Secretário é visto como um “Figurante de Luxo”, pois não tem qualquer poder sobre os destinos da Secretaria, onde os atos mais importantes são resolvidos pela Chefia de Gabinete do Prefeito.

Um fato estranho abordado pelo Vereador durante a reunião diz respeito que nenhum dos integrantes sabia o valor do débito e muito menos do contrato firmado entre a Associação e a Secretaria, sendo necessário que Vandinho acessasse o Portal da Transparência para descobrir que o total é de R$ 969 mil, com base no Processo 6162/2019, através da RP 29/2019, assinado em três de abril deste ano. A estranheza se consolidou quando o representante da Associação de Esportes do Litoral, que desconhece o valor do débito e do contrato ter saído no meio da reunião, alegando um compromisso. Segundo informações de outros presentes ao encontro a tensão foi grande entre o Vereador e o Secretário Nishiyama, com a discussão chegando quase as vias de fato. O Blog Contra & Verso encaminhou uma demanda para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura e até o fechamento deste texto não houve retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo