Ventila-se que a Prefeitura deseja criar a Guarda Civil Municipal. Se por um lado a medida é dispendiosa, por outro lado será a base quando houver uma reforma tributária e a extinção das Polícias Militares Estaduais.

 

Comunicação

Com o advento das Redes Sociais nada mais passa desapercebido pelos olhos do ser humano. Uma piscada de olho, um beijo, uma agressão, um golpe de estado, seja lá o que for, em segundos milhares visualizam, em minutos são milhões e torna-se um meme.

 

Aldeia

Mirando no que viu e acertando o que não viu, Marshal Mc Luhan já havia previsto como seria a comunicação e o nascimento das Redes Sociais, quando disse que o mundo tornara-se uma “Aldeia Global”, baseando-se nas linhas telegráficas dos Estados Unidos na década de 30. E nesse tempo o telefone ainda era a manivela!!!

 

Viraliza

Com isso qualquer ação entra nos computadores, smartphones, tablets e celulares das pessoas em segundos. E partindo da base do que é notícia, obviamente os crimes tem a maior porcentagem de participação.

 

Segurança

É sempre bom frisar que a Segurança Pública é dever do Estado, leia-se Governos Federal e Estadual, com as Prefeitura fazendo o que podem para dar apoio e auxílio a este dever do andar de cima.

 

Criminalidade

E como as notícias repercutem, a de que somos a cidade paulista mais violenta com base em índices de 2016 pegou mal demais na cidade, principalmente entre os contribuintes, e poderia ser outro público???, que ficaram indignados com a constatação.

 

Criminal

O Latrocínio do jovem no Travessão, que ia para a escola para a banca do seu TCC deixou o povo de irado a transtornado, passando por raivoso com o fato.

 

Criminoso

Os homicídios ocorridos na cidade, na maioria das vezes aos finais de semana e com pessoas ligadas ao tráfico renderam centenas de reclamações nas Redes Sociais.

 

Contingente

Aí a Prefeitura resolve trabalhar o assunto (até que enfim!!!) e descobre que o contingente não é atualizado há pelo menos 10 anos.

 

Delegada

Para tentar conter o problema aumenta o número de policiais na Atividade Delegada. Este é um assunto para se discutir com maior profundidade, pois na minha opinião o número de homens e viaturas deveria aumentar vertiginosamente.

 

Pronto

Para os calculistas e detentores do poder, não importando a gestão, a Atividade Delegada é a melhor opção, mesmo sendo a mais cara, pois dela vem um homem armado, treinado e preparado para o combate ao crime.

 

Incerto

Além do pequeno número contesto a Atividade Delegada pois como podemos confiar num Policial Militar que fez um plantão de 12 horas e as vezes, sem dormir, mantêm-se trabalhando para a Atividade Delegada por um período similar???

 

Medidas 1

Lembrando mais uma vez que furtos e roubos são evitados com rondas constantes em áreas específicas e críticas.

 

Medidas 2

Tráfico de Drogas pode ser evitado e até resolvido com Inteligência Policial e pessoal infiltrado.

 

Medidas 3

Os homicídios, infanticídios, Latrocínios e outros cídios são quase que impossíveis de serem contidos, pois não há policiamento que evite um crime neste exato momento, num bar, no seu trabalho, na sua casa, na fila da padaria e por aí vai!!!

 

Guarda

Uma forma de conter a criminalidade e apoiar a polícia é criar a Guarda Civil Municipal, através de Concurso Público e treinamento militar para os contemplados, com direito a viatura, pistola .380 e Espingarda Calibre 12.

 

Dispendiosa

Para uns é uma medida dispendiosa, tendo em vista o investimento inicial e o tempo para colocar na rua uma tropa treinada.

 

Futuro

Para outros, leia-se eu, é o prenúncio do futuro na Segurança Pública brasileira. Eu explico!!!

 

Extinção

É de se esperar, para os próximos anos, a extinção da Polícia Militar e a consequente criação das Polícias Municipais.

 

Tributária

Certamente isso só poderá vingar se houver uma ampla e profunda reforma tributária no Brasil, onde o município recebe a maior parte dos impostos e com isso, a chance de organizar as suas várias pastas, dentre elas a Segurança Pública.

 

Apoio

Toda essa movimentação só é vista pelo fato do estado não cumprir a sua parte e oferecer mais garantias aos municípios em termos de Segurança Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *