Hoje é o Dia do Caiçara

Hoje se inicia uma Semana Cívica, pelo menos no nosso modo de entender e devido as datas que seguem durante a semana, Aniversário de Caraguá, Tiradentes e Descobrimento do Brasil e partindo de propositura aprovada pelo Vereador Valmir da Colônia, instituindo o “Dia da Gratidão Caiçara”, nada melhor do que homenagear este velho e tradicional homem do mar, que dele tira o sustento dele e da família.

Dia do Caiçara é todo dia, assim como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, da Sogra e por aí adiante. Existe uma Lei aprovada que institui o Dia do Caiçara para 15 de março, mas a própria Caiçarada não gostou da data e quer muda-la, pelo fato de constar durante a Quaresma.

Na verdade, pelo menos em Caraguá, o Dia do Caiçara deveria ser comemorado em 17 de março, quando a natureza se mostrou ainda mais forte e castigou a cidade com uma Tromba D’Agua, a desastrosa Catástrofe de 67. Digo que esta poderia ser a data, pois marcou mais um obstáculo vencido pelo povo que aqui nasceu e a prova está na bela cidade que vivemos atualmente.

Nos meus tempos de Câmara Municipal o Vereador Valmir da Colônia aprovou para o dia 19 de Abril o “Dia da Gratidão Caiçara”, onde foi criada uma honraria para todos aqueles que para cá vieram e fizeram algo de bom pela cidade, contribuindo com as suas melhorias, com o seu desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida daqueles que aqui nasceram, que são realmente da terra, ou melhor, do mar. Infelizmente a Lei não vem sendo muito respeitada, mas valeu a intenção do Parlamentar na época.

O mais tradicional Dicionário Brasileiro, escrito pelo mestre Aurélio Buarque de Holanda, diz que Caiçara é: Arvoredo morto, de que restam troncos. Cerca de paus em torno de uma plantação. Ramagem que se deita na água para atrair peixe, Curral, Palhoça em que se recolhem jangadas, substantivo masculino para Caipira, Pescador que vive na praia, Malandro, vagabundo. Caiçara ainda é sinônimo de malandrovagabundotapumecaipiracoivara. Ao contrário do que muitos pensam, Caiçara é todo aquele que vive no e do mar, do Sul ao Sudeste do Brasil, ou seja, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.

Penso que este verbete deveria ser alterado. O Caiçara, principalmente de Caraguatatuba, enfrentou e fugiu da Malária no passado, sofreu com a Catástrofe, se levantou e hoje ocupa posição de destaque, é subjugado por Turistas sem noção, preterido pelos “De Fora” que para cá vieram e tomaram o seu lugar e por diversas intempéries, sejam elas climáticas, políticas, ambientais e até sociais.

O Caiçara é o verdadeiro dono desta terra, assim com os Índios no Brasil com a chegada dos Portugueses e como tal, todos deveriam ter respeito e pedir licença para compartilhar desta terra, destas praias, deste litoral lindo e maravilhoso.

Para o Contra & Verso hoje é o verdadeiro Dia do Caiçara e a maior Gratidão Caiçara que ele pode ter ou conceder é que todos os “estrangeiros” venham em paz com a promessa de trabalhar e fazer destes recantos com imensos encantos e muitos cantos, o melhor lugar possível para viver!!!!

 

Em Tempo: Hoje também se comemora o Dia do Hino Nacional, Dia do Café, Dia da Voz, Dia do Índio e o Aniversário de 80 anos do Rei Roberto Carlos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pesquisa

Queremos conhecer você que é leitor do Contra & Verso, para isto gostaríamos de saber mais sobre você.

Populares

Patrocinado

redes sociais

Pular para o conteúdo