Livros de Iracema Mendes 04

 

E Caraguatatuba tem mais uma pessoa que colabora para manter eterna a vida dos Caiçaras. Trata-se de Iracema Mendes de Souza, a mais nova Historiadora da cidade. Autora de Memórias & Momentos e de Momentos, ela retrata o cotidiano dos Caiçaras nos últimos 50 anos, todos vividos pela autora em pessoa, como forma de homenagem ao morador mais ilustre e antigo da região – O Pescador.

O trabalho de reunir as histórias e momentos vividos por ela junto aos Pescadores do Camaroeiro – canto esquerdo da Praia do Centro, local onde nasceu e vive até hoje, próximo a mãe teve início há 10 anos, com a redação de casos, momentos e datas festivas, além de fotos, junto ao recanto mais tradicional do Pescador na parte central da cidade. Nesta reunião de dados sobre os momentos que imortalizam a figura do Pescador não poderia falta a Catástrofe de 1967, que trouxe dor, prejuízo e muita perda por parte das famílias dos moradores, Caiçaras ou não e dos Pescadores.

Iracema que tem 63 anos conta que fez os livros como forma de homenagear os antepassados. Atualmente é Auxiliar de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica na Sucen – Superintendência para o Controle de Endemias, trabalho que devota 30 anos de sua vida.

Ao que parece os livros produzidos por Iracema tem alcançado o objetivo necessário. O livro Memórias & Momentos teve renda revertida para a Paróquia Santa Terezinha, na qual a Capela de São Pedro está incluída, além de amigos mais próximos e parentes. Já o livro Momentos também está na sua primeira edição e terá renda revertida também para a Capela São Pedro.

Quem estiver interessado em adquirir os livros, basta entrar em contato com Iracema Mendes de Souza pelo telefone 99144-2013. A edição é limitada. Memórias & Momentos tem custo de r$ 25,00 e o livro Momentos tem preço fixado em r$ 20,00 . Junto com cada exemplar, Iracema dá de brinde conchas do mar, devidamente recolhidas na praia do centro, na região do Camaroeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *