Minhas Contribuições para a Reforma Política

Reforma Política 3        Reforma Política 1

Muito se fala na Reforma Política no Brasil. Penso que esta medida é necessária e está demorando muito para acontecer e enquanto isso não ocorre, podemos discutir o que seria bom e melhor para o desenvolvimento político do nosso país.

No meu modo de entender a Reforma Política deveria disciplinar os partidos políticos, quanto ao número de filiados e diretórios existentes nos estados e municípios brasileiros. Penso que proibir partidos nanicos não seria um ato de censura, mas sim de evitar que legendas minúsculas possam usar seu nome e número para conquistar divisas financeiras, ou seja, um partido para existir deve obedecer algumas regras ainda a serem discutidas.

O Financiamento Público de campanha eu vejo como um passo decisivo, pois daria chance a todos de concorrer de igual para igual. Obviamente os donativos e doações de campanha seriam proibidos, equiparando todas as legendas, que venceriam pela força de seus candidatos, suas palavras e seus programa de governo. É claro que o não pagamento do Financiamento de uma eleição em questão proíbe o partido de concorrer na eleição seguinte.

O fim das Coligações é outro mecanismo que deve ser extinto. Atualmente a coligação faz com que os pequenos sejam degrau para os grandes se elegerem e em contrapartida, conseguem cargos e posições quando os grandes se elegem. Com a extinção das coligações fica decretada a morte do Coeficiente ou Quociente Eleitoral e o número de Senadores, Deputados Estaduais e Federais e Vereadores eleitos obedecerá o critério primário, ou seja, em Caraguá por exemplo são 15 Vereadores e eleitos serão os 15 primeiros e mais votados e assim por diante em todo o país.

Defendo apenas uma reeleição para os Cargos do Executivo e duas reeleições para Cargos do Legislativo, evitando-se assim a eternidade no poder.

Dessa maneira espero poder ter ajudado a formar opinião sobre um assunto extenso e que dará muita discussão em todos os níveis. Mais do que uma Reforma Política ampla é necessário que haja a maior reforma que um povo deve ter e seguir; A reforma da honestidade, da democracia, da transparência e do fim da corrupção.

Reforma Política 2