Nova UBS do Centro 1

A Prefeitura de Caraguatatuba, através de sua Secretaria Municipal de Saúde, recentemente desativou o primeiro andar do seu prédio sede, localizado acima da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Jardim Primavera onde estava instalada a UBS – Unidade Básica de Saúde do Centro para uma melhor adequação de suas instalações. Com a desativação foi necessário transferir a UBS para um novo local que segundo os usuários e funcionários, não atende as expectativas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a desativação de parte do primeiro andar do seu prédio sede foi feita para o aumento na área de atendimento infantil. Como essa parte desativada era a UBS do Centro, se fez necessário o aluguel de um imóvel para as novas instalações deste posto médico.

Foi alugada uma casa próxima ao Complexo de Saúde da Prefeitura, na Rua Pernambuco, 305 há duas quadras dos prédios onde estão localizados o CEM – Centro Médico de Especialidades Madre Tereza de Calcutá e a Secretaria Municipal de Saúde no Jardim Primavera.

O imóvel, novo, de linhas arquitetônicas modernas e dotada de várias salas pode parecer ser a solução do problema, mas na verdade mostrou-se um local ineficiente e muito apertado, onde os funcionários não tem sequer uma área para lanche ou refeição, pois não é dotada de copa.

A recepção é pequena e apertada, onde não comporta o volume de usuários que normalmente se utilizam do local diariamente. Há uma grande área descoberta na frente do imóvel, que não protege os usuários do sol forte e nem os protegem da chuva. O mesmo acontece no fundo do imóvel, onde são realizadas a coleta de Exames Laboratoriais, deixando-os desprotegidos quando o período de chuvas chegar.

Os funcionários, que pediram para não serem identificados, reclamam da falta de estrutura para eles, pois não há uma Copa ou estrutura para a realização das refeições, tendo que ir até a UPA para esquentar o almoço. O corredor é longo e estreito, o que dificulta o trânsito de usuários que entram e saem das diversas salas existentes.

A UBS do Centro absorve o PSF – Programa de Saúde da Família, de uma área que compreende o Centro, Sumaré e Jardim Primavera e segundo informações colhidas no local, há previsão do aluguel de um segundo imóvel, para dividir o setor e melhor atender aos usuários. Ao mesmo tempo, o Site de Notícias Contra & Verso obteve informação de que na área desativada no prédio da UPA haverá a recolocação do setor de RH – Recursos Humanos, com a área livre deixada pelo setor para a colocação de salas para as diversas diretorias da Secretaria Municipal de Saúde.

Nova UBS do Centro 9

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *