O QUE ESPERAR DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL EM CARAGUATATUBA?

Guarda Civil Municipal 4

Está em fase de finalização o Edital de Convocação para o Concurso Público que escolherá os futuros membros da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba. Entre o lançamento do Edital e o início dos trabalhos estima-se um espaço de 21 meses – dezembro de 2016. O que podemos esperar da Guarda Municipal na cidade?

A história fala que o primeiro projeto sobre o assunto é datado de 1998, de autoria do ex-Vereador Jesus Neves de Melo, na época chefe de segurança do Condomínio Gaivotas, leia-se Tabatinga. Em 2008 o Vereador Aurimar Mansano teria inserido no Orçamento Municipal do ano seguinte provimento financeiro para a efetivação da Guarda Civil. Não se sabe de outra movimentação após estas proposituras.

O que se tem de mais atual é datado do ano passado, de autoria de Antonio Carlos da Silva que está se desencadeando este ano e terá finalização no ano que vem.

Qual o objetivo de se ter uma Guarda Civil Municipal??? As Guardas Civis Municipais nasceram como apoio a Polícia Militar e Polícia Civil de cada estado que tem contingente em cada município. Não apenas como opção de Segurança Pública as Guardas Civis vieram como opção de emprego para a população.

O atual quadro se desenrolava da seguinte maneira: As Polícias Militares e Civis, respectivamente são a força auxiliar do Exército Brasileiro no controle da ordem e da lei em território nacional e a versão investigativa e judiciária da Polícia em casa cidade. Com o aumento da criminalidade nas cidades, os prefeitos clamavam e imploravam diariamente ao Governador por um aumento no contingente policial, o que era constantemente negado, seja por verba, seja por tempo de preparo desta tropa ou disposição administrativa.

Sendo assim estudando-se a constituição chegou-se a possibilidade de criar uma força auxiliar de âmbito municipal para o patrulhamento, guarda do patrimônio municipal e controle social, da lei e da ordem dentro do perímetro urbano. Em síntese a primeira idéia da Guarda Municipal é a de tirar parte do peso da guarda e patrulhamento da Polícia Militar, deixando-a apenas para as zonas de alta criminalidade em cada cidade.

Guarda Civil Municipal 5

Com o tempo as opiniões foram amadurecendo e a Guarda Civil Municipal ou Metropolitana tinha como objetivo dividir a segurança da população na cidade com a Polícia Militar e Polícia Civil. É com essa linha de ação e pensamento que está nascendo a Guarda Civil Municipal em Caraguatatuba.

Pelas mãos e idéias do Coronel Cláudio Longo, policial com extensa ficha corrida e vasta experiência em ocorrências policiais, no trato com o crime e na manutenção da lei e da ordem, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba tem projeto para ser pioneira no ramo. Segundo apuramos com fontes fidedignas o Coronel tem desejo de transformar a GCM de C numa força policial pioneira, vanguardista, nos moldes das melhores tropas do Brasil, como a Polícia Militar do Distrito Federal, a Rota, o Batalhão de Choque do Estado de São Paulo e o Bope no Rio de Janeiro.

Para isso deseja repassar a infantaria conceitos de policiamento de choque, gerenciamento de crise, pista de combate, método giraldi de manejo de arma de fogo, inteligência policial, serviço reservado, defesa pessoal, primeiros socorros, patrulhamento padrão, controle de distúrbios, combate a incêndios, dentre outros.

Se tudo for repassado a GCM de C será a mais inovadora força policial civil do país, pois as poucas unidades que detêm o mesmo preparo estão concentradas nas capitais e não compartilham do mesmo aprendizado e o restante existente não dispõem da mesma cultura.

Todo armamento destinado as Guardas Civis será utilizado em Caraguatatuba, que já idealiza, ainda segundo as fontes, a compra de viaturas para o patrulhamento e possível detenção de suspeitos ou criminosos em flagrante. Revólveres calibre 38, pistolas semi-automáticas calibre .380, espingardas calibre 12 modelo pump action e calibre 38 modelo winchester estarão juntas com bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, balas de borracha, spray de pimenta e armas de choque.

Em resumo, dentro de alguns meses nossa cidade terá um grupamento de defesa de alto nível, equiparado as grandes capitais deste país. Resta saber se haverá vontade política para tal qualidade.

Guarda Civil Municipal 2