A coluna de hoje tem um gancho diferente, pois não nasceu das informações recebidas pela rede de informantes espalhados pela cidade. Certa vez um grande amigo perguntou o que seria necessário para uma pessoa se tornar Prefeito??? Aproveito o momento e estendo esta coluna também para a função de Vereador.

 

O que

O que é necessário para uma pessoa se tornar o Prefeito de uma cidade, em especial a nossa querida e amada Caraguatatuba??? Posso garantir que são muitos, delicados e interessantes requisitos para ocupar esta função, bem como a de Vereador também.

 

Honesto

Comecei pelo mais simples e fácil. Ser honesto é ponto de honra para a função, aliás é fator básico para a vida de um ser humano. Ser honesto para si mesmo, para com o povo, para com a instituição cidade.

 

Bom Senso

Praticar o Bom Senso é outro requisito prioritário. Bom Senso nas atitudes, pois agir de impulso às vezes pode ser prejudicial ou perigoso. Bom Senso ao pensar e Bom Senso ao escolher a melhor opção de trabalho.

 

Menos é Mais!!!

Estando na cadeira de Prefeito ou como Vereador, faça sempre o melhor pelo menor custo, pois nunca se esqueça que estarás lidando com Dinheiro Público, ou seja, com a grana dos outros e por isso, fazer o melhor gastando menos e tendo o melhor resultado. É o tradicional Menos é Mais!!!

 

Empresa

Enxergue a Prefeitura como se ela fosse uma empresa privada. É certo que as diferenças são grandes, pois uma Prefeitura, a Nação ou um Governo Estadual tem algumas restrições e regras que as diferem das empresas comuns, porém se você dinamizar o serviço, racionalizar o trabalho e qualificar a equipe você se aproxima das melhores e mais rentáveis empresas existentes no mundo.

 

Sociedade

Compreenda sempre as modernidades e mudanças da Sociedade, pois o choque de gerações é inevitável, mas o que não pode ocorrer é você governar como o seu pai vivia, enquanto que o seu filho pensa de maneira diferente.

 

Razão

Veja o povo como a razão de tudo. Ser Prefeito ou Vereador é compreender que o seu trabalho, a sua devoção, que todo o foco e energia é centralizado no povo, nas pessoas, nos eleitores e contribuintes, pois se não de que adianta ser Agente Político se o povo não for a razão de tudo???

 

Abertura

Esteja sempre aberto para falar com a Sociedade, não importando a classe social, educacional, financeira, seja ela um nicho ou um segmento de mercado, pois assim como eles te ouviram e votaram em você, eles querem falar, reclamar, pedir, opinar, criticar e por aí a fora. Não se negue, não se blinde, esteja sempre pronto para falar e ouvir o que o povo quer.

 

Pobres

Já dissemos que o povo é a razão de tudo, que devemos entender a Sociedade e estar aberto para ela, mas não devemos nunca esquecer que no mundo que vivemos, onde impera o Capital, os pobres são os mais afetados e merecem um cuidado especial, pois além de ser uma grande fração do Eleitorado a Sociedade não pode ser tratada ou cuidada mediante sua classe, mas sim como um todo.

 

Máquina Pública

Se dirigir um órgão público como se fosse uma empresa não é fácil, imagine tentar entender como funciona a Administração Pública, a famosa Máquina Pública tão comentada e alardeada diariamente. Este é um fator mais do que importante para ocupar a cadeira de Prefeito.

 

Resultados

Assim como na iniciativa privada, todo Chefe de Executivo, assim como do Legislativo, no caso um Vereador, deve cobrar resultados em pró da eficácia da Máquina Pública e ao mesmo tempo, conceder benefícios para os mais aplicados.

 

Amigos

Seja você Agente Político ou uma pessoa simples do povo, manter os amigos de ontem, de hoje e fazer novos amigos amanhã é tão obrigatório quanto dormir quando está com sono e comer quando está com fome. Manter a unidade no grupo dominante é ter um grupo coeso e firme nos ideais propostos e apresentados aos eleitores durante a campanha.

 

Adversários

A regra básica da Política é manter os amigos e trazer para si os inimigos ou adversários, pois cada vez que o grupo aumentar e se manter mais coeso é certeza de que o trabalho está indo de vento em popa!!!

 

Mezzo a Mezzo

Trabalhar no Serviço Público é ter diariamente problemas para resolver e tarefas a cumprir, tarefas estas que em alguns momentos exigem de você uma maleabilidade e ao mesmo tempo determinação. É como misturar o Capitão Nascimento de Tropa de Elite com o Homem Elástico dos 4 Fantásticos.

 

Erário Público

Já falamos na prática do Bom Senso, de encarar a Prefeitura como uma empresa e de fazer o melhor pelo menor custo, sendo assim, salientamos e ressaltamos o respeito pelo Dinheiro Público, pago por muitos com o suor do seu trabalho.

 

Prioridades

No quesito Prioridades já falamos nos mais pobres e numa cidade como Caraguatatuba o Turismo deveria ser uma outra prioridade, pois representa o principal meio financeiro da cidade, o sustento das famílias e uma vida melhor para os que nada tem.

 

Meritocracia

Ao se tornar um Agente Político e governar com honestidade e bom senso você deve ter uma equipe a altura e esta deverá ser formada através do mérito de cada um, seja ele o Médico, o Engenheiro, Assistente Social, Jornalista e por aí a fora e nunca pelos laços de amizade ou serventia que este profissional proporciona a você!!!

 

Proximidade

O povo é a razão de tudo nesta função, pois vive-se diariamente para o povo, pelo povo e com o povo. Ao mesmo tempo em que você deve entender as prioridades e estar aberto para ouvi-lo, o Agente Político não deve nunca se afastar de seus eleitores, dos seus contribuintes, pois isso é visto como fator de segurança para quem votou em você.

 

Dedicação

Assim como na nota anterior, dedicar-se ao povo é a tarefa mais simples que um governante deve ter e digo o mesmo para com a cidade, pois dedicar-se ao eleitor e não dedicar-se a cidade é fazer mal feito ou fazer pela metade e sem o devido resultado.

 

Franqueza

Esta nota especificamente dedica-se a função de Prefeito e manter franqueza, diálogo aberto e sincero com o Legislativo faz parte das regras básicas para um bom trabalho. Negociar sempre, projetos, ideias e atividades é a relação mais salutar, inteligente e produtiva que um membro do Executivo deva ter com os integrantes do Legislativo.

 

Lema

Quando o assunto é Administração Pública costumo usar como lema o seguinte: “Administrar o Dinheiro Público é como ter um Revólver com 6 balas onde você tem que escolher 6 alvos prioritários, onde você não pode dar 2 tiros no mesmo alvo e muito menos errar o alvo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *