Os Samurais da Imigração

Os Samurais da Imigração

Este ano comemoramos mais uma primavera da chegada dos Imigrantes Japoneses no Brasil. Decididamente, para um país multi raça como o nosso a imigração japonesa contribuiu em muito para o desenvolvimento e a grandeza da nação.

Foi pelos lados de 1800, sim no Século 19 que o navio Kasato Maru chegou no Porto de Santos com a primeira leva de imigrantes japoneses que tentavam a vida neste país continental, desconhecido e tropical que é o Brasil.

A vinda tinha como razão a necessidade. Um Japão pobre, subdesenvolvido e extremamente agrícola, porém sem espaço para o plantio foi o motivo de trazer tantos japoneses para o Brasil, um país imenso, com espaço para plantar e necessidade de ter comida na mesa, impulsionaram e motivaram a longa viagem de nisseis e sanseis para a América do Sul.

Estes imigrantes estão hoje na sua terceira geração. Tiveram início na agricultura e depois foram para a cidade. Hoje trabalham com eletrônica, medicina, indústria, jornalismo, são executivos, prestadores de serviço, comerciantes, comerciários, industriários, políticos e consumidores.

Parabéns a Colônia Japonesa, alicerce da colonização e base do desenvolvimento nacional, do futuro brasileiro, da mistura de raças e culturas.