OS SERES HUMANOS E SEUS RELACIONAMENTOS

O Ser Humano e seus Relacionamentos 1

A cantora Rita Lee já dizia em uma de suas músicas. “Mulher é bicho esquisito”. Na verdade ela deveria dizer que o Ser Humano é extremamente esquisito. Se antes criticavam a mulher por não haver entendimento em seus atos, palavras e atitudes, esqueceram de analisar que o Ser Humano como um todo é muito estranho. Se ele por si só é estranho, imagine então no que tange aos seus relacionamentos???

O assunto é tão complexo e diverso que nem sei por onde começar. Falar de relacionamentos é falar sobre sentimentos e neste caso, um pensador inglês, se não me engano Robes, já havia dito que “Não existe amor, não existe amizade, existe apenas interesse!!!”, ou seja, ninguém se apaixona, ninguém ama, ninguém gosta, ninguém sente atração pelo outro, pois tem apenas interesse em algo. Sendo assim quando perde o interesse deve começar a não gostar e a odiar. Será que o pensador refletiu sobre atração quando expôs este pensamento???

Quando cito os problemas de relacionamento cito as dificuldades que neles existem. O consenso é “alguém” que já nasceu morto, pois nunca mais se viu o ato de dar, desprezar, desprender, deixar, perder, deixar de lado algo de si para completar o outro. Isso acontece no casamento, entre os amigos, numa empresa, no cotidiano. Ás vezes precisamos perder, deixar de algo para harmonizar com a outra pessoa, a cara metade, o colega de sala ou escritório, companheiro de quarto, o amigo de rua ou parceiro da balada, do boteco, do jogo de futebol. Infelizmente isso não acontece mais e o que mais ocorre é a obrigação das minhas condições em detrimento das suas. Desse jeito não há acordo, não há relacionamento.

Uma forma comercial de relacionamento é o contrato, que em resumo, é um acordo firmado entre 2 ou mais partes sobre um determinado assunto, com a assinatura de todos os envolvidos para firmar e sacramentar o acordo. Nessa hora prevalece o consenso e quando prevalece, Aleluia!!! É sinal que o mundo não está perdido e o homem ainda tem chance de entrar para o reino dos céus.

O Ser Humano e seus Relacionamentos 2

E o casamento??? Ai ai ai ai ai…!!! Nessa área o consenso ou o bom relacionamento é Persona Non Grata, sofre impedimento, seu nome está na lista negra, é nome que não se deve mencionar, não existe e por aí vai. Sujeito promete mundos e fundos perante o padre, para depois de anos de prática de consenso ou não, desistir de tudo, jogar a vida para o alto. Não consigo entender!!! Se já praticava o consenso e mantinha o relacionamento, qual o problema de manter e continuar fazendo isso??? Se nunca fez ou praticou, não seria a melhor hora de iniciar e tentar melhorar o que não andava bem ou estava a mil maravilhas???

Quando digo que o Ser Humano é extremamente difícil quanto aos seus relacionamentos, não o digo sem base. E quando um relacionamento termina por obra de terceiros??? Imagine aquele ser humano repugnante que arquiteta um relacionamento visando o lucro, visando a outra metade com dinheiro e tranqüilidade. Até aí tudo bem, mas quando chega a hora do dinheiro acabar e a tranqüilidade ameaçar, não seria a hora do debate, do entendimento, do consenso??? Não!!! É a hora de terminar com tudo, pois Robes falou mais alto e o interesse terminou, dando lugar a raiva, ao ódio.

Você não consegue entender isso??? Nem eu!!! Muito menos quando ao longo dos anos você vê e convive com acusações de “golpe do baú”, troca de guarda de filhos por imóveis, ameaça de agressão, crime de estelionato e por aí vai. Nesta sucessão de causos uma vida se esvai pelo esgoto, uma família é aniquilada e quando o relacionamento deveria ser de entendimento, pois uma nova fase surgiu, que nada!!! A famosa “Lavagem Cerebral” acontece e do momento rosa choque azul anil, passa tudo para uma pobre vítima no canto esquerdo e um ser hostil no flanco direito, com um terceiro ser sendo obviamente, usado pela vítima.

Os problemas que venho apontando neste texto não dizem respeito apenas aos relacionamentos familiares, mas como havia citado, em todos os níveis e de todas as maneiras. Parece piada, mas na novela “Rei do Gado” existe um exemplo prático da falta de consenso num relacionamento, quando os patriarcas Mezzenga e Berdinazzi brigam por uma cerca que divide as terras. Qual seria o problema para ambos usufruírem da água naquele local e terem o consenso do acordo, de um relacionamento maduro, evitando brigas futuras ao longo de 2 décadas??? Não vou nem citar brigas de vizinho porque aí este texto iria se tornar uma verdadeira Enciclopédia com tanta informação.

É cômico, mas o consenso e um relacionamento maduro entre os seres humanos resolveria velhas e tradicionais brigas que já se tornaram ações judiciais, guerras e conflitos ao longo dos tempos. E pelo visto não há chance de melhora não………..!!!

O Ser Humano e seus Relacionamentos 3