Hoje comemoramos uma data nacional. Hoje relembramos um dos poucos heróis da história da pátria. Hoje é dia de Tiradentes, assim como lembramos a morte de Tancredo Neves – O primeiro Presidente Civil depois de 21 anos de Ditadura – e o aniversário de criação de Brasília, a nossa Capital. Passado mais de um século da morte de Tiradentes vemos que sua morte não tem nada de anormal ou extraordinário, pois o Inconfidente padeceu, na época, pelos mesmos motivos e modos que a Velha Política pratica até hoje, ou seja, os políticos copiam o caso

Tiradentes ou nada mudou desde aquela época???

O dia 21 de Abril tornou-se Feriado Nacional e hoje lembramos um de nossos Heróis, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes que era Médico, Dentista, Militar, Minerador, Ativista Político, Tropeiro, Comerciante e

Brasileiro Nato, sendo filho de Português com Brasileira.

Tiradentes, o Inconfidente é o Padroeiro das Polícias Militar e Civil e neste dia também estas instituições são lembradas e homenageadas.

Seu nome está escrito no Livro de Heróis da Pátria. Era herdeiro de posses, mas perdeu tudo por dívidas de seu pai. Conhecedor das ideias liberais lutou pela  Independência da Capitania de Minas Gerais, pois estava descontente com o Serviço Militar Português.

Por causa disso sempre foi preterido e nunca passou de Alferes. Severo crítico do domínio de Portugal na época,

aliou-se a Intelectuais e Personalidades da época, fazendo críticas contra a Derrama, que era a cobrança de 20% de Impostos sobre a Mineração e de forma forçada.

Por causa de suas ideias foi traído pelos amigos por ser o mais pobre e humilde, sendo que o restante do grupo pertencia a elite, a nobreza, com as famílias sendo amigas e ligadas a políticos, nobres e membros da Justiça da época.

Foi preso, declarado culpado e sua sentença foi a morte por Enforcamento e posteriormente esquartejado, com as partes do seu corpo sendo dispostas em várias localidades de Minas Gerais, mostrando o que acontece com os traidores.

Este ato, não totalmente idêntico ao que ocorreu na época, tornou-se costume e praxe na vida e na Política Brasileira, onde os mais fracos pagam pelos mais fortes e influentes, simplesmente um ato deplorável, que se repete até hoje, pelos atuais políticos que controlam e lideram a Velha Política.

Esta é uma data para refletir!!!

Este é um momento que não se deve repetir!!!

E que seja um ato para eternidade, para lembrar sempre!!!

Torcemos que num futuro melhor seja usado como base de pensamento!!!

Salve o Alferes Tiradentes!!!

Salve a Inconfidência Mineira!!!

Salve a luta por melhores e maiores direitos!!!

Aproveite de montão esta Data Cívica!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *