Uma Vida voltada à Educação

A Professora Márcia Paiva sempre perseguiu o sonho de criança; Ser Professora. Quem a conhece mais de perto sabe do seu carinho para a Educação, da sua dedicação para Educar crianças e jovens, perseguido desde criança quando sonhava em comandar uma sala de aula. Atualmente o seu sonho chega ao degrau mais alto em Caraguatatuba. Márcia Paiva é a Secretária Municipal de Educação.

A Professora Márcia Regina Paiva Silva tem 43 anos, nasceu na Capital do Estado, mudou-se para Registro quando tinha três anos e depois para Caraguatatuba quando tinha 11 anos, primeiramente com a mãe, em 1990, permanecendo até os dias de hoje. É a filha mais nova de três irmãos de um casal de Empresários. No momento está casada e não tem filhos.

Márcia Paiva sempre teve o sonho de ser Professora e sua busca em torno deste objetivo começou quando tinha seis anos e morava em Registro e estudava na Fundação Bradesco. Vendo e observando as suas professoras viu nelas que o seu destino e sonho era a de ser igual a suas mestras. Ao mesmo tempo foi construindo o seu sonho quando começou a usar uma área na casa de sua Bisavó, transformado numa escola, feita com caixotes de feira e com o dinheiro que ganhava de mesada de sua mãe, revertido em Cadernos, Lápis, Canetas, Lousa, Giz e Apagador.

As apostilas e material Didático eram feitos mediante apoio do Quartel da Polícia Militar que ficava ao lado e fornecia as cópias Xerox. Os alunos eram crianças da vizinhança que Paiva buscava nas ruas e casas próximas, conseguindo a façanha de mal ter-se alfabetizado, conseguido alfabetizar outras crianças na Vila Ponce em Registro.

A mudança para Caraguá fez Márcia Paiva sentir falta de sua “Escolinha”, mas ela seguiu em frente com seus sonhos e objetivos e na cidade terminou o Ensino Fundamental, fez Magistério e no último ano, entrou em Pedagogia no Módulo, quando iniciou a sua jornada Workaholic, como aluna do Thomaz Ribeiro de Lima pela manhã no Magistério, a tarde como auxiliar no Colégio Objetivo e a noite como aluna de Pedagogia no Módulo. Este tipo de jornada de trabalho transformou-se ao longo dos tempos na sua jornada de vida, que é feita até hoje.

Para Márcia ser Professora é a maior alegria da sua vida. “A minha satisfação é fazer diferença na vida das crianças, é estar junto e acompanhar o crescimento dos alunos, é poder ensinar é vê-los formados”, disse.

A caminhada de Paiva teve sequência quando em 1999 e trabalhava no Módulo, fez Concurso Público na Prefeitura de Caraguá, mesmo estando em dúvida visto que não achava correto terem investido nela e no caso de aprovação deixar a instituição, acabando por ser aprovada, com convocação em Maio de 2000, iniciando como excedente em sete Escolas, além do Módulo.

Em 2001 assumiu como Vice-Diretora no Massaguaçu, sendo promovida a Diretora no Casa Branca, Massaguaçu e Martim de Sá, além de ocupar funções como Supervisora e Coordenadora de Ensino. Perguntada Márcia Paiva diz preferir mais a Gestão Educacional, pois consegue ver o que a pessoa tem para ajudar e suas deficiências para solucionar, mas como Professora tem um carinho especial para o Fundamental, dividindo-se da seguinte maneira; Ensinar as Crianças no Fundamental 1 e como Gestora no Fundamental 2. É bom frisar que Márcia Paiva tem Pós-Graduação em Gestão Educacional e Mestrado em Ciências Ambientais.

A Secretária Municipal de Educação identifica como o maior desafio dos últimos anos recuperar o aprendizado Pós Pandemia e fazer retornar as Escolas os ausentes dos últimos anos, frisando que nada é impossível para um professor e que lutar contra as mudanças na atual estrutura familiar que trazem problemas para as crianças é um outro grande desafio.

Assumir a Secretaria Municipal de Educação foi a maior de suas dúvidas e temores, visto a responsabilidade do cargo, mesmo tenho conhecimento de toda estrutura da pasta, o que ocorreu em 2018, a convite do Prefeito Aguilar Júnior. Os números da Educação em Caraguatatuba assustam pelo tamanho. São 57 Escolas entre Educação Infantil, Fundamental 1 e 2, assim distribuídos; 7 mil no Infantil, 11 mil no Fundamental 1 e 3 mil no Fundamental 2, num total de 21 mil alunos, que recebem diariamente 50 mil refeições. São 1.400 Professores incluídos num total de 3 mil funcionários, ou seja, uma segunda Prefeitura se observarmos que o total de Servidores Públicos é de 5 mil pessoas.

Márcia Paiva considera a sua carreira como a sua vida, estando feliz pelo cargo conquistado, agradecendo o Prefeito Aguilar Júnior, que optou por ela primeiramente pela questão técnica e posteriormente pela questão política, com o desejo de ser lembrada pelo legado construído quando um dia deixar a função e voltar a ser uma simples professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo