Verão 2016 será tradicional em Caraguá, diz Meteorologia.

Verão 2016

 

O Verão a estação mais quente do ano será normal e tradicional em Caraguatatuba assim como em todo o Litoral Norte, conforme relatos e estudos do Climatempo – Site especializado na Previsão do Tempo e do CPTEC – INPE – Centro de Pesquisas Tecnológicas – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Esta previsão favorece o Turismo, o Comércio e os Prestadores de Serviço que dependem da estação para sobreviver.

O Verão 2015/2016 teve início no dia 22 de dezembro – terça-feira, às 01h48, Horário de Brasília e não computando o Horário de Verão. É bom frisar que a data de início da estação é marcada pelos Astrônomos e não pelos Metereologistas. O Verão terminará em 20 de março e segundo o latim vulgar, vem de veranum, veranus tempus. Nesta estação o Hemisfério Sul fica mais próximo do Sol, vindo daí o forte calor. Durante o Verão a maior característica são os dias mais longos e as noites mais curtas, com excesso de névoa, altas temperaturas e chuvas de grande intensidade e curta duração, acompanhadas de tempestades magnéticas, polvilhadas de raios, relâmpagos e trovões.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Climatempo, através de Angela Ruiz, a média dos últimos 30 anos do Instituto Nacional de Metereologia – Inmet em dezembro, para Caraguatatuba é de 200 mm e até o momento já choveu 152 mm. Para os meses de Verão – Janeiro, Fevereiro e Março, as médias são, respectivamente 239 mm, 216 mm e 224 mm.

De acordo com a Climatempo, por causa do El Niño, fenômeno atmosférico característico pelo aquecimento das águas do Pacífico Sul, que influencia diretamente no Brasil, teremos um Verão diferente do ano passado, quando as temperaturas foram maiores e ocorreram menos chuvas. Para este Verão a previsão é a de que teremos uma estação quente, dentro da normalidade e com chuvas dentro das médias, o que não irá inviabilizar a curta temporada na cidade – da semana do Natal até o Carnaval, passando pelo Aniversário de São Paulo e os respectivos finais de semana – e em toda a região, privilegiando a Hotelaria, o Comércio e os Prestadores de Serviço, pois com a Sazonalidade no Turismo e sendo ele a principal identidade econômica do município, um Verão normal significa lucros, pagamento de contas e manutenção na baixa temporada.

Nesta época o Turista deverá ter cuidados com os horários de sol e durante as chuvas com os raios, saindo do mar e da praia e procurando abrigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *