A nossa coluna de hoje é uma continuação dos assuntos abordados em 24 de junho, na coluna anterior com o mesmo título, conforme o link em seguida para não perder o fio da meada https://contraeverso.com.br/no-balanco-das-ondas/. Jornalista que é Jornalista gosta de tudo que é assunto, mas venhamos e convenhamos, a política é muito mais envolvente!!!

 

Top Secret

E a Câmara Municipal de Caraguatatuba entra para o mundo dos arquivos Secretos, com a revelação de um colega Jornalista, Salim Burihan, sobre um conteúdo sigiloso feito há mais de 50 anos.

 

História

Quem diria!!! Agora estamos no mesmo pé de igualdade de grandes Governos e de fatos históricos, aqueles que só poderão ser liberados em 50 anos, que modificaram o curso de Governos e da história mundial. Chique demais!!!

 

Fatos

Pare para pensar!!! Caraguá no mesmo pé que o assassinato de Kenedy, da explosão da Bomba no Riocentro, da Operação Uruguai, do Atentado em Tabatinga e muito mais!!!

 

1963

Tudo ocorreu no grandioso ano de 1963 – Ano importante, pois foi nesse que eu nasci – a cidade era pequena, não existia Turismo – desde aquela época??? – e a Fazenda dos Ingleses era o grupo dominante na economia local.

 

Câmara

Apenas como recordação, o Legislativo era formado por pessoas conhecidas e moradoras no coração dos mais velhos e tradicionais da cidade, como Seu Totó, Professor Euclides, Boneca, Zé Carvalho – pai do Marquinho, do Wilson e do Beto Queixada – Altamir Tibiriçá.

 

Suplentes

Quanto aos suplentes, mais um time de notáveis e conhecidos personagens da nossa história política. Quincas, Dacinho, Seu Flor, dentre outros.

 

Reunião

Foi realizada uma reunião secreta em 23 de julho do ano santo de 1963 e teve como pauta um fato ocorrido em 1961, com base nos processos 644 e 645/61.

 

Sigilo

O teor dos processos é mantido como sigilo total, uma verdadeira incógnita que o passado enterrou e resumiu a folhas da papel guardadas a 7 chaves.

 

Executivo

Ah………….!!!!!!! é verdade. O Executivo era formado na época pelo Prefeito Matheus e o seu vice, Avelino Ferreira. O saudoso Otávio Patrício, pai do conhecido Walmir de Moraes era o Presidente da Câmara.

 

Objetivo

O objetivo da citada Reunião Secreta era o de cassar um político da época e passados 56 anos o povo da época não sabia por qual razão.

 

Comentários

Os comentários da época davam conta que este político teria pisado no tomate e dado mancada no que tange a moral e os bons costumes da década de 60 do Século passado, o que, naquele tempo e com aquela Câmara era um fato imperdoável.

 

Ata

Da reunião secreta em julho surgiu uma Ata lacrada e fechada a 7 fitas de crepe em 12 de dezembro do mesmo ano, que foi entregue para a guarda do Tesoureiro da época, Edmundo Lucaichus.

 

Abertura

Ficou determinado que o documento Top Secret só poderia ser aberto em outra Sessão Secreta, o que nunca mais ocorreu na história do Legislativo Caraguatatubense.

 

Outro

Com a aposentadoria do Tesoureiro quem ficou com a guarda do Secretíssimo documento foi o atual Diretor Administrativo da Câmara, José Mário da Silva, que está para se aposentar e deverá entregar para outro funcionário.

 

Único

O único Vereador vivo até hoje que fez parte da reunião e tem conhecimento do seu teor é o famoso Dácio Augusto de Barros Filho – o Dacinho – que lembra de tudo mas não abre a boca de jeito maneira, nem por reza brava!!!

 

Secreto

O documento em si só poderá ser aberto em outra Sessão Secreta, que não figura mais no Regimento Interno da Câmara desde 1985.

 

Destruição

Ao mesmo tempo pensou-se na destruição do documento, porém isso enterraria de vez parte da história política da cidade que se mantêm em sigilo há 56 anos.

 

Recriar

Sendo assim, não seria uma boa ideia alterar o Regimento Interno recriando as Sessões Secretas, ou, na menor das proporções, autorizar uma Sessão Secreta apenas para o conhecimento e divulgação do que foi tratado naquele dia???

 

Impasse

Penso que esta situação não pode continuar, perdurar para sempre, com a proibição de conhecer o teor de um documento e um fato importante da nossa história por não haver o evento relacionado que autoriza o seu conhecimento.

 

Dica

Fica aí a dica para a atual Câmara de Caraguatatuba!!!

 

Pior

Neste caso qual seria o pior atraso: O da coluna por causa do volume de informações produzidas ou a Câmara que no fechamento deste texto, não se manifestou ou pensou em desvendar este mistério???

 

Tempo

E nesse período, entre a produção e a publicação muita coisa aconteceu: Bagre sumido, PSL com novo Presidente, Marcelo Paiva é o pré-candidato Tucano e até a Confraria das Coincidências!!!

 

Mais!!!

Amanhã tem mais. Tem mais política, bastidores, comentários e informações que mantêm a classe política em voga, sempre no auge das indagações, sempre na boca do povo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *